segunda-feira, 23 de março de 2015

Áureo João, durante pesquisa na Comunidade Quilombola Custaneira/Tronco. Paquetá - PI, Brasil.


 
Foto: Mateus de Sousa Lima. Junho.2014.

Áureo João, durante pesquisa na Comunidade Quilombola Custaneira/Tronco, município de Paquetá - PI, Brasil.


domingo, 22 de março de 2015

MENINA NEGRA. Arte Áurea, 2015.

MENINA NEGRA
Áurea Valério de Sousa, 13 de fevereiro de 2015


Esta arte foi elaborada por Áurea Valério de Sousa, de 12 anos de idade, na madrugada de sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015, para enviar, como presente seu, ofertado à Comunidade Negra Quilombola Custaneira/Tronco, localizada no município de Paquetá - Piauí - Brasil. "Eu fiz o desenho só porque eu queria, mesmo, dar um presente para a Comunidade" (Áurea Valério de Sousa, 2015).

A arte foi feita com lápis 4HB e 6HB, de cor preta, do fabricante FaberCastell, em papel especial para desenho escolar.

Áurea passou 23 (vinte e três) dias de férias escolar, no mês de julho de 2014, na Comunidade Quilombola Custaneira/Tronco, oportunidade em que a Comunidade lhe dedicou especial acolhimento e ela interagiu intensamente com as crianças e adolescentes, especialmente das companhias de Maria Rita, Raila, Iara, Valdênia, Maria da Paz, Sonora, Sara e Katiane, através de quem visitou cerca de quarenta casas da comunidade. 

A artista é minha filha.
Em junho de 2015, eu defenderei um trabalho final de Dissertação - Identidades socioculturais no território da comunidade rural quilombola Custaneira/Tronco, município de Paquetá – PI, Brasil  -, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS, no Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL, da Universidade Federal do Piauí - UFPI, em Teresina - PI. Para construir esta pesquisa, eu fiquei nove meses na comunidade. Em julho de 2014, a Áurea viajou comigo para ficar suas férias em minha companhia. No dia 28 de julho de 2014, seu aniversário, foi uma festa especial. 

Na noite do dia 12 para o dia 13 de fevereiro de 2015, eu passei a noite acordado. Eu estava me organizando para sair de casa, às 03:00h, com o objetivo de embarcar no Terminal Rodoviária de Teresina, com destino à Comunidade. A Áurea ficou acordada, produzindo a arte da "Menina Negra".

Esta arte, pela circunstância em que foi produzida, pela comunicação que representa, pelos conteúdos sociológicos que traduz e pelos significados antropológicos que oportunizam, estará na capa do texto final da Dissertação.
Áureo João.