sexta-feira, 15 de junho de 2012

EU PENSO - poesia, poema e filosofia


EU PENSO
Áureo João de Sousa. Teresina-PI, 14 de Junho de 2012.
Eu penso, então existo,
Penso, então,
que devo existir, com razão;
Deixo de existir sem razão?

Eu penso,
Penso.
Eu penso torto em linhas certas,
Penso reto em linhas tortas e nos círculos,
Eu penso na linha, dentro da linha e fora da linha

Eu penso porque eu existo,
Mas eu paro de pensar para sentir que eu existo.
Não penso só,
Não só penso.
Sou penso.

Eu dou razão ao que penso,
Mas há paixões em que penso.
No que penso,
há cheiros,
há gostos,
Tatos, cores, sons e tambores.

Eu penso que a Razão tem suas razões,
Tantas achadas,
Muitas descobertas,
Milhares perdidas,
Muitas sem razão.

A razão que tenho
é a razão que tem a mim,
é uma razão que penso.
Penso, eu lhe dou uma vestimenta, um adorno de cabeça,
Uma fantasia, um adereço, um endereço,
um símbolo e a boniteza do apreço que lhe tenho.

Eu penso como deus,
Penso, eu penso como o instinto de um bicho comum,
Envelheço como um vegetal,
Eu penso que sou o que não sou,
Sou o que não penso.
..................................
Referência:
SOUSA, Áureo João de. Eu penso. Disponível em . Acesso em: dd/m/aa.

Um comentário: