segunda-feira, 21 de novembro de 2016

COTAS. COTAS RACIAIS: ASSUNTANDO ARGUMENTOS E POSICIONAMENTOS



COTAS RACIAIS: ASSUNTANDO ARGUMENTOS E POSICIONAMENTOS
Por: Áureo João


Assuntando sobre a temática das cotas raciais para o acesso ao ensino superior, comecemos por um exercício de formulação de algumas perguntas-chaves que nos possam conduzir para uma razoável análise dos argumentos e seus fundamentos e, a partir destes, os posicionamentos postos, sem olvidarmos da consciência de nossa parcialidade no ato de observar, escrever e inscrever-nos sobre a pauta. Tomemos, pois, as seguintes questões orientadoras: Quais são os argumentos e posicionamentos das partes envolvidas nos debates e embates? O que nos tem a dizer os pares que contestam a implementação das Cotas Raciais para negros, no ensino superior? E com que finalidade esses oponentes às cotas raciais assim o fazem? Do outro lado, o que nos apresentam os defensores das Cotas Raciais? Quem são os sujeitos que produzem os argumentos e posicionamentos? E de qual lado nos posicionamos na construção dialética desse acontecimento histórico? Com isto, poderemos compreender a representação sociopolítica e histórica de quem fala, de onde fala e seu posicionamento.

Do lado dos opositores à política de Cotas Raciais, é possível, até agora, sistematizar vinte e dois argumentos contrários, ou vinte e duas teses contrárias às Cotas. Para fins didático-pedagógicos, a esquematização poderá conter redundâncias destinadas a enfatizar aspectos ou separá-los, com o objetivo de fornecer melhor apreensão de suas nuanças.

Do lado dos sujeitos sociológicos que advogam em defesa da concepção e da implementação da política de Cotas Raciais, é possível sistematizar as teses que refutam as contrárias às Cotas.

Com o objetivo de proporcionar elementos elaborados para uma análise cuidadosa sobre cotas étnicas, apresento-lhe o presente texto.

Para estudar o inteiro teor do texto, acesse o LINK abaixo, de livre consulta.


Para apresentação de slides didáticos vinculados ao texto, acesse o LINK abaixo, de livre consulta
COTAS RACIAIS: ASSUNTANDO ARGUMENTOS E POSICIONAMENTOS slides



Áureo João.

Um comentário: