quinta-feira, 4 de março de 2010

QUILOMBO: MINHA HISTÓRIA, MINHA CULTURA, MINHA IDENTIDADE - exposição fotográfica

Exposição Fotográfica

QUILOMBO: MINHA HISTÓRIA, MINHA CULTURA, MINHA IDENTIDADE


Uma exposição fotográfica com o título "QUILOMBO: MINHA HISTÓRIA, MINHA CULTURA, MINHA IDENTIDADE"Da Comunidade Quilombola de Salinas, acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de março de 2010 dia, com abertura às 19:00 h do 04, no Teatro 04 de Setembro, em Teresina - PI, dentro da programação do Encontro Estadual de Pontos de Cultura do Piauí - TEIA PIAUÍ2010, que acontecerá no mesmo período e local.


A exposição traz na sua essência a vida dos moradores do Quilombo Salinas, com sede no município de Campinas do Piauí, Estado do Piauí, e tem como foco principal mostrar o elemento cultural como algo que identifica esse povo afrodescendente.


Ser quilombola é viver e escrever sua própria história, nascida e transmitida no seio da comunidade de negros; é viver o esplendor da raça e ter em mente que o quilombo é uma sociedade de luta, resistência e símbolo de um povo que traz na sua identidade a força energética das manifestações culturais vividas.


Tornar o quilombo em essência da cultura e resistência da negritude de um povo afrodescendente no Brasil, e no Piauí dentro deste País, é saber viver e transmitir seus ensinamentos e suas práticas culturais; é saber reinventar-se. O Grupo de Tradições Culturais Samba de Cumbuca é o elemento energético presente na vida e na história do Quilombo Salinas, em Campinas do Piauí - PI.


Para a comunidade "essa energia atua dando sentido à nossa forma de viver, de saber, de refazer, transmitir e salvaguardar nosso mais precioso tesouro, assim como está presente em nossas cantorias das frases":
"O povo ... tão dizendo que esse samba acaba ja, mas ele vai de manhã, ele vai de manhã..."
"É de madrugada"
"Lá vem a barra do dia!
"O dia amanhece já! e viajou o dia e viajou proto lugar"
"Vamos pegar o sol com as mãos", que significa libertar do poder dos opressores, pois o sol nasce e brilha para todos e sua luz é livre para entrar em qualquer lugar, como assim o tem samba, que uma circularidade dos elementos da Natureza .

Na exposição, estarão em mostra as expressões seguintes:
















































































































































































 




























































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário