ASSUNTANDO AS TESES DE
FANON EM
"PELE NEGRA, MÁSCARAS NEGRAS"
(FANON,
Frantz. Pele negra, máscaras brancas; tradução Renato da Silveira. Salvador:
EDUFBA, 2008. 194p.)
Capítulo 3: O HOMEM DE COR E A BRANCA (pp.69-82)
por: Áureo João(1)
Visão
específica sobre o capítulo da obra – Pergunta de Pesquisa geradora do
capítulo:
Qual
é a pergunta de pesquisa que FANON responde no capítulo 3 da obra “Pele negra, máscaras brancas”
(pp.69-82)? Ou quais são as perguntas que FANON responde...?
Primeira
pergunta:
É possível um encontro saudável entre
o negro e o branco? (FANON, 2008, p.81, primeiro parágrafo)
Temática geral: Relações interétnicas. // Relações
interétnicas em cenário de colonização europeia.
NOTA: esta
pergunta está referenciada na página 81, compondo a oração “As pessoas são
maldosas? [...] Insistiremos mais ainda sobre este assunto, no capítulo
reservado à descrição fenomenológica, mas lembramos que nosso objetivo é
tornar possível um encontro saudável entre o negro e o branco” (FANON,
2008, p.81, primeiro parágrafo).
Segunda
pergunta:
No contexto de casamento inter-racial
estabelecido entre uma pessoa negra e uma pessoa branca, em que medida não
existe certas vezes, para o cônjuge de cor, uma espécie de consagração
subjetiva, em si mesmo e aos próprios olhos, do extermínio do preconceito de
cor que sofreu durante muito tempo? (FANON, 2008, p.75, segundo
parágrafo, citação 13).
Temática geral: Relações interétnicas. // Relações
interétnicas em cenário de colonização europeia.
NOTA: esta
pergunta está referenciada na página 75, compondo a citação: “Em relação ao casamento
propriamente inter-racial, pode-se perguntar em que medida não existe certas
vezes, para o cônjuge de cor, uma espécie de consagração subjetiva, em si mesmo
e aos próprios olhos, do extermínio do preconceito de cor que sofreu durante
muito tempo (FANON, 2008, p.75, segundo parágrafo, citação).
Terceira
pergunta:
O homem negro, casando-se com uma
mulher branca, não causaria a impressão de estar proclamando não apenas o seu
desprezo pelas mulheres negras, mas também se, atraído pelo desejo da carne
branca, que lhe é proibida desde que os homens brancos reinam no mundo, não
estaria se esforçando, confusamente, em se vingar sobre uma mulher branca, de
tudo aquilo que seus ancestrais brancos europeus fizeram passar aos seus
ancestrais negros afrodescendentes, através dos séculos? (FANON,
2008, p.74, citação 9 [no alto da página]).
Temática geral: Relações interétnicas. // Relações
interétnicas em cenário de colonização europeia.
NOTA: esta
pergunta está referenciada nas páginas 73-74, compondo a citação 9: “[...] A
maior parte deles [dos pretos] e, principalmente, os de pele mais clara, chegam
frequentemente ao cúmulo de renegar seu país e sua mãe, e lá se casam, menos
por sentimento do que pelo desejo de dominar a europeia, apimentados por um
certo prazer orgulhoso e revanche. Então eu me pergunto se o que se passa com
os outros não acontece também comigo. E se, casando-me com você, que é uma europeia, não causarei a impressão de estar proclamando não apenas o meu desprezo pelas
mulheres de minha raça, mas também se, atraído pelo desejo da carne branca, que
nos é proibida desde que os homens brancos reinam no mundo, não estarei me
esforçando confusamente em me vingar sobre uma europeia, de tudo aquilo que
seus ancestrais fizeram passar aos meus, através dos séculos (FANON,
2008, p.74, citação 9).
Quarta pergunta:
É possível os movimentos recíprocos
do amor verdadeiro, real, entre um homem negro e uma mulher branca? (FANON,
2008, Capítulo 2, p.53; p.54, primeiro parágrafo; e p.55, último parágrafo)
Visão
específica sobre o capítulo da obra – Objetivo de Pesquisa gerador do capítulo:
Qual
é o objetivo do estudo de FANON com o problema de pesquisa de sua
escolha, mediante a construção das respostas às suas perguntas de pesquisa
apresentadas no capítulo 3 da
obra “Pele negra, máscaras brancas” (pp.69-82)?
“Permitir ao homem de cor compreender, com a ajuda de
exemplos precisos, as causas psicológicas que podem alienar seus semelhantes”
e, com isso, “tornar possível um encontro saudável entre o negro e o branco”
(FANON, 2008, p.81, primeiro
parágrafo).
NOTA: este
objetivo está referenciado na página 81, compondo a seguinte formulação
delimitada: “As pessoas são maldosas? [...] Então pretendemos que Jean Veneuse,
aliás, René Maran, é nada mais nada menos do que um abandônico negro. E assim o
colocamos no seu lugar, no seu devido lugar. É um neurótico que precisa se
libertar de seus delírios infantis. E achamos que Jean Veneuse não representa
um exemplo das relações negro/branco, mas o modo com que um neurótico,
acidentalmente negro, se comporta. E o objetivo de nosso estudo se define: permitir
ao homem de cor compreender, com a ajuda de exemplos precisos, as causas
psicológicas que podem alienar seus semelhantes. Insistiremos mais ainda
sobre este assunto, no capítulo reservado à descrição fenomenológica, mas lembramos
que nosso objetivo é tornar possível um encontro saudável entre o negro e o
branco” (FANON, 2008, p.81, primeiro
parágrafo).
(1)
Áureo
João de Sousa. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí UFPI
(2015), com a pesquisa sob o título Etnicidade
e territorialidade na Comunidade Quilombola Custaneira/Tronco, município de
Paquetá-PI, Brasil; Especialista em Educação,
Cultura e Identidade Afrodescendente, com o título Etnicidade e identidade quilombola: marcação e demarcação de
identidades e territórios de quilombolas, pela Universidade Federal do
Piauí – UFPI (2013), sob promoção e coordenação do Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades
e Afrodescendência/ÌFARADÁ; Licenciado em Filosofia pela Faculdade Entre Rios
do Piauí – FAERPI (2011); Poeta e Assuntador. E-mail: aureojoao@yahoo.com.br; aureojoao@gmail.com. Blog:
www.aureojoao.blogspot.com.br
Para ler e salvar o texto, em pdf, com as teses de FANAN que respondem às perguntas postas, bem como as críticas do assuntador Áureo João, acesse o link abaixo:
FANON, Capítulo 3: O HOMEM DE COR E A BRANCA
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