terça-feira, 28 de novembro de 2017

FANON, Capítulo 3: O HOMEM DE COR E A BRANCA




ASSUNTANDO AS TESES DE FANON EM
"PELE NEGRA, MÁSCARAS NEGRAS"

(FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas; tradução Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008. 194p.)

 
Capítulo 3: O HOMEM DE COR E A BRANCA (pp.69-82)
 
por: Áureo João(1)




Visão específica sobre o capítulo da obra – Pergunta de Pesquisa geradora do capítulo:

Qual é a pergunta de pesquisa que FANON responde no capítulo 3 da obra “Pele negra, máscaras brancas” (pp.69-82)? Ou quais são as perguntas que FANON responde...?

Primeira pergunta:
É possível um encontro saudável entre o negro e o branco? (FANON, 2008, p.81, primeiro parágrafo)
Temática geral: Relações interétnicas. // Relações interétnicas em cenário de colonização europeia.

NOTA: esta pergunta está referenciada na página 81, compondo a oração “As pessoas são maldosas? [...] Insistiremos mais ainda sobre este assunto, no capítulo reservado à descrição fenomenológica, mas lembramos que nosso objetivo é tornar possível um encontro saudável entre o negro e o branco(FANON, 2008, p.81, primeiro parágrafo).

Segunda pergunta:
No contexto de casamento inter-racial estabelecido entre uma pessoa negra e uma pessoa branca, em que medida não existe certas vezes, para o cônjuge de cor, uma espécie de consagração subjetiva, em si mesmo e aos próprios olhos, do extermínio do preconceito de cor que sofreu durante muito tempo? (FANON, 2008, p.75, segundo parágrafo, citação 13).
Temática geral: Relações interétnicas. // Relações interétnicas em cenário de colonização europeia.

NOTA: esta pergunta está referenciada na página 75, compondo a citação: “Em relação ao casamento propriamente inter-racial, pode-se perguntar em que medida não existe certas vezes, para o cônjuge de cor, uma espécie de consagração subjetiva, em si mesmo e aos próprios olhos, do extermínio do preconceito de cor que sofreu durante muito tempo (FANON, 2008, p.75, segundo parágrafo, citação).

Terceira pergunta:
O homem negro, casando-se com uma mulher branca, não causaria a impressão de estar proclamando não apenas o seu desprezo pelas mulheres negras, mas também se, atraído pelo desejo da carne branca, que lhe é proibida desde que os homens brancos reinam no mundo, não estaria se esforçando, confusamente, em se vingar sobre uma mulher branca, de tudo aquilo que seus ancestrais brancos europeus fizeram passar aos seus ancestrais negros afrodescendentes, através dos séculos? (FANON, 2008, p.74, citação 9 [no alto da página]).

Temática geral: Relações interétnicas. // Relações interétnicas em cenário de colonização europeia.

NOTA: esta pergunta está referenciada nas páginas 73-74, compondo a citação 9: “[...] A maior parte deles [dos pretos] e, principalmente, os de pele mais clara, chegam frequentemente ao cúmulo de renegar seu país e sua mãe, e lá se casam, menos por sentimento do que pelo desejo de dominar a europeia, apimentados por um certo prazer orgulhoso e revanche. Então eu me pergunto se o que se passa com os outros não acontece também comigo. E se, casando-me com você, que é uma europeia, não causarei a impressão de estar proclamando não apenas o meu desprezo pelas mulheres de minha raça, mas também se, atraído pelo desejo da carne branca, que nos é proibida desde que os homens brancos reinam no mundo, não estarei me esforçando confusamente em me vingar sobre uma europeia, de tudo aquilo que seus ancestrais fizeram passar aos meus, através dos séculos (FANON, 2008, p.74, citação 9).

Quarta pergunta:
É possível os movimentos recíprocos do amor verdadeiro, real, entre um homem negro e uma mulher branca? (FANON, 2008, Capítulo 2, p.53; p.54, primeiro parágrafo; e p.55, último parágrafo)


Visão específica sobre o capítulo da obra – Objetivo de Pesquisa gerador do capítulo:

Qual é o objetivo do estudo de FANON com o problema de pesquisa de sua escolha, mediante a construção das respostas às suas perguntas de pesquisa apresentadas no capítulo 3 da obra “Pele negra, máscaras brancas” (pp.69-82)?

Permitir ao homem de cor compreender, com a ajuda de exemplos precisos, as causas psicológicas que podem alienar seus semelhantes” e, com isso, “tornar possível um encontro saudável entre o negro e o branco” (FANON, 2008, p.81, primeiro parágrafo).

NOTA: este objetivo está referenciado na página 81, compondo a seguinte formulação delimitada: “As pessoas são maldosas? [...] Então pretendemos que Jean Veneuse, aliás, René Maran, é nada mais nada menos do que um abandônico negro. E assim o colocamos no seu lugar, no seu devido lugar. É um neurótico que precisa se libertar de seus delírios infantis. E achamos que Jean Veneuse não representa um exemplo das relações negro/branco, mas o modo com que um neurótico, acidentalmente negro, se comporta. E o objetivo de nosso estudo se define: permitir ao homem de cor compreender, com a ajuda de exemplos precisos, as causas psicológicas que podem alienar seus semelhantes. Insistiremos mais ainda sobre este assunto, no capítulo reservado à descrição fenomenológica, mas lembramos que nosso objetivo é tornar possível um encontro saudável entre o negro e o branco” (FANON, 2008, p.81, primeiro parágrafo).





(1)   Áureo João de Sousa. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí UFPI (2015), com a pesquisa sob o título Etnicidade e territorialidade na Comunidade Quilombola Custaneira/Tronco, município de Paquetá-PI, Brasil; Especialista em Educação, Cultura e Identidade Afrodescendente, com o título Etnicidade e identidade quilombola: marcação e demarcação de identidades e territórios de quilombolas, pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2013), sob promoção e coordenação do Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência/ÌFARADÁ; Licenciado em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí – FAERPI (2011); Poeta e Assuntador. E-mail: aureojoao@yahoo.com.br; aureojoao@gmail.com. Blog: www.aureojoao.blogspot.com.br




Para ler e salvar o texto, em pdf, com as teses de FANAN que respondem às perguntas postas, bem como as críticas do assuntador Áureo João, acesse o link abaixo:
FANON, Capítulo 3: O HOMEM DE COR E A BRANCA










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